sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pesquisa revela: dormir mais emagrece !

Pesquisa comprova: dormir mais ajuda a emagrecer

Um estudo levado a cabo por uma equipe de investigadores da Universidade de Chicago, nos EUA, concluiu que dormir mais ajuda a emagrecer.

Estudo: Dormir mais hora e meia ajuda a emagrecer
Segundo os especialistas, dormir cerca de uma hora e meia a mais por dia diminui o apetite, combatendo os "acessos" de fome.

As conclusões foram tiradas com base na análise de dez pessoas, entre os 21 e os 40 anos de idade e com excesso de peso e, agora, publicadas no jornal científico "Appetite".

De acordo com os resultados, enquanto 'recarregamos baterias' e aproveitamos para descansar um pouco mais, deitados, de manhã, estamos também a contribuir para ficar longe dos 'crimes' alimentares matinais.

Ficar na cama durante mais noventa minutos pode fazer a diferença, não só a nível de descanso psicológico, como também físico. Para o comprovar, os investigadores sujeitaram a amostra de participantes em causa a um regime específico, que os fazia deitar mais cedo, à noite, ou ficar mais tempo deitados, de manhã. 

Os resultados, segundo o Daily Mail, foram uma diminuição de 14% do apetite e uma quebra de 62% dos desejos menos saudáveis, ou seja, da vontade de comer os salgados e doces porque tanto ansiamos para matar a fome. 

De seis horas e meia ou menos por noite, os homens e mulheres avaliados passaram a dormir entre oito a oito horas e meia, o que acabou por resultar numa redução drástica do seu apetite e da ansiedade por lanches calóricos.

A investigação vem de encontro a estudos anteriores, que já apontavam as poucas horas de sono como a causa de diferentes problemas ao nível do peso, alterando o equilíbrio hormonal responsável pelo controlo do apetite.

Agora, os cientistas norte-americanos sugerem que um simples ajuste dos padrões do sono podem vir a revelar rápidas melhorias no que respeita a "acessos" de fome e compulsões alimentares.

Opinião do Curta no face: amigos que brigam com a balança, achamos bem interessante a pesquisa, porém,  é preciso ter o cuidado de não deixar de fazer exercícios físicos e de fazer uma alimentação saudável, para tentar emagrecer depois apenas com umas horas a mais de sono na cama.

Fonte: boasnoticias